
Nossa História
O SERJUSMIG foi um dos sindicatos pioneiros no combate ao assédio moral quando, em 2007, criou o Plantão de Atendimento às Vítimas de Assédio Moral, com a participação do psicólogo e especialista em saúde do trabalhador Arthur Lobato, e do vice-presidente do Sindicato Rui Viana.
A nova forma como se organizou o trabalho no Judiciário, a partir da política de metas e produtividade implementada pelo CNJ, exigiu a ampliação do projeto de combate ao assédio moral para um núcleo de saúde.
Em 2015, os servidores passaram a ser atendidos por Raquel Orlando, assessora da Diretoria, com formação jurídica, além do atendimento com Arthur Lobato. Tal composição permite o amplo acolhimento ao Servidor, que, após uma triagem do seu caso, recebe todas as orientações administrativas e jurídicas.
Em 2021, o SERJUSMIG reforça sua equipe, com a profissional da psicologia Ana Elisa, e a ampliação dos convênios com diversos profissionais do Estado, traçando novo conceito de atendimento.
A nova sistemática consiste em ampliar o poder de alcance da equipe, sem que haja perda da qualidade. Portanto, o servidor que procura essa entidade pode ser conduzido para a assessora da diretoria, para o acolhimento inicial do psicóloga, seguindo em tratamento, se identificada a necessidade, com os profissionais conveniados.
Tal composição permite o amplo acolhimento ao Servidor, que, após uma triagem do seu caso, recebe todas as orientações administrativas e jurídicas; com análise individualizada do seu caso, a partir da narrativa e provas trazidas pelo Servidor; apresentação dos possíveis caminhos a serem seguidos, com as estratégias objetivas de combate a esse assédio, além de esclarecimentos sobre a produção de provas.
O QUE FAZ O NÚCLEO DE SAÚDE – ENTENDA AQUI
Núcleo de Saúde do Trabalhador do SERJUSMIG
(31) 3025-3516 (Fixo e Whatsapp)
asses.diretoria@serjusmig.org.br
Comissão de Enfrentamento ao Assédio Moral TJMG
A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do TJMG foi instituída de acordo com a resolução do Órgão Especial nº 1.018, de 17 de janeiro de 2023, que dispõe sobre a prevenção e o enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e de todas as formas de discriminação, no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais.
O SERJUSMIG acompanha a Comissão representado pelo seu 3º vice-presidente, Felipe Galego, representante dos servidores da 1ª Instância, e da subdiretora social, Sheila Augusta Ferreira Fernandes Salomé.
Entre seus objetivos, estão a promoção e o estímulo das atividades laborais de forma digna, saudável, segura e sustentável. As propostas do grupo se integram à Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, criada a partir da Resolução 351, de 2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e atualizada em agosto de 2023, pela Resolução 518/2023 do CNJ, que alterou a resolução 351/2020.
MATERIAIS DE APOIO
– Saiba que situações se configuram como assédio moral no trabalho e como se defender
– Trabalho, adoecimento e solidariedade
– Diferenças sutis entre o estresse e o assédio moral
– Seis formas de denunciar assédio moral no trabalho
– Tribunal disponibiliza nova ferramenta para denúncias de assédio moral
– Conflitos no trabalho e Assédio Moral
– A importância da relação entre o sintoma e a origem do sofrimento no trabalho
– Relacionamento amoroso ou assédio sexual no trabalho: você sabe a diferença?
– Assédio no TJMG está relacionado à organização do trabalho
– Burnout – Entenda o que é a Síndrome que afeta tantas trabalhadoras e trabalhadores
– Assédio Moral e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
– Reconhecimento do Assédio Moral pelos tribunais ganha espaço no mês de maio
– Cuidar da saúde mental dos profissionais também é segurança no trabalho
– Os direitos das pessoas com deficiência (PcD)
– Pequeno Ensaio sobre a Inteligência Artificial(IA)
– Assédio Moral e as Feridas Invisíveis
– Assédio moral: danos também afetam saúde física
– Análise da pesquisa do CNJ sobre Assédio Moral
– Assédio moral em tempos de teletrabalho
– Dia 2 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral
– Combate ao assédio é desafio para humanizar as relações de trabalho no país
– O avanço tecnológico e o assédio moral no ambiente de trabalho
– Reclamações de assédio moral aumentaram na pandemia, aponta equipe do Sindicato
– Análise de um caso de Assédio Moral
– Sofrimento no trabalho e suas consequências
– Trabalho: Tarefa e Relacionamento
– Gestão, Organização do trabalho e a Resolução 219/CNJ
Parte I / Parte II
– Não perca sua capacidade de se indignar!
– Reflexões sobre Assédio Moral e o Neoliberalismo
– Podcast Fala, SERJUSMIG!: O que fazer para combater o assédio sexual no TJMG?
– Palestra online: Assédio Moral no trabalho remoto e direito à desconexão
– Programa Fala, Diretoria!: Advogado aborda o combate ao assédio no âmbito do Direito
– Podcast Fala, SERJUSMIG!: Primeiro programa aborda o assédio moral no ambiente de trabalho
– Palestra online: Combate ao assédio moral no serviço público